12 de março de 2012

Stop Motion e Cia

Passando pelo tão conhecido Youtube, eu acabei resolvendo procurar por Stop Motion's. Não sabe o que é? Eu tentarei explicar: Uma pessoinha super animada, pega a sua câmera e tira fotos seguidas, ou seja, que ao juntar todas elas, surge um movimento daquele objeto ou pessoa. O Stop Motion, é como se fosse um movimento parado (Aí vem: "Hãn, como assim?"). É que ao juntar todas as fotos, formando uma espécie de vídeo a partir delas (Das fotos), poderá perceber certos tipos de movimento, ou seja, Foto é uma imagem parada que ao ser colocada junto à outras, começa a "se movimentar", entenderam? Não? Aqui tem uma definição melhor: (www). Voltando ao assunto, eu sou apaixonada por esse trabalho, quero dizer, aprecio, porque eu tentei fazer e não deu muito certo haha.
Essa forma de fazer vídeo funciona como um gif e são muito usadas em comerciais. Eis um exemplo:


A história do Stop Motion remonta aos primórdios do cinema, O mágico e ilusionista francês George Mélies viu nesta arte uma ótima possibilidade para dar sequência aos seus truques misteriosos que encantavam a todos, A partir da técnica do Stop Motion, ele alcançou o ápice de sua carreira cinematográfica com o filme Viagem à Lua, de 1902. No curta, a chegada na Lua de um foguete com tripulação humana é criada a partir desta técnica. 


Faça o seu!
Se você quer tentar fazer o seu próprio Stop Motion, você precisará de uma câmera, um editor de vídeo (É possível fazer essa técnica tanto no Movie Maker quanto em um mais avançado se preferir), um computador (Claro k) e muita criatividade!
É legal inventar histórias para a sua pequena animação ou simplesmente utilizar bonecas e bonecos para ser seus "personagens". 
Escreva um roteiro antes. Não precisa ser com fala e essas coisas, mas tente planejá-lo para que pelo menos tenha uma ideia do que fazer, porque chegar lá e sair tirando fotos e depois só juntá-las, não irá dar muito certo (Tem minha palavra, eu já tentei hahaha).
Crie ambientes. Faça o local onde irá fazer o seu "vídeo" e o mude de diversas formas. Transformar salas em castelos, banheiras em mares... é bem diferente. Tente inovar!
Tire fotos entre 12fps e 15fps (Fotos por segundos).
Faça parecer real: Fica mais fácil se você resolver tirar a maioria das fotos deitadas. Funciona muito bem.
Edite e pronto! Seu Stop Motion está feito! (:

Nenhum comentário:

Sua opinião é muito importante para o blog, mas é importante ter bom senso. Então, siga as regras abaixo:
#Não xingar;
#Críticas apenas construtivas e não ofensivas;
#Todos merecem respeito.
Quando comentar, peço que coloque o link do seu blog no final do comentário que irei visitar todos. Muito obrigada e volte sempre que quiser *-*